jump to navigation

Encontro em Fátima – 2017

Foi no dia 27 de Maio, deste ano jubilar, que cerca de 12.000 participantes da Associação dos Custódios de Maria e também dos Arautos do Evangelho estiveram reunidos na Cova da Iria, para o XIV Encontro Nacional. Neste ano do Centenário das Aparições e marcado pela canonização dos pastorinhos, o Encontro revestiu-se ainda de maior solenidade.

Ao som do cântico “Queremos Deus”, realizou-se o cortejo inicial com a imagem do Imaculado Coração de Maria, precedida pelos estandartes e banda dos Arautos do Evangelho.

Cortejo com a Imagem do Imaculado Coração de Maria

Ainda antes do início da Eucaristia, Sua Exa. Revma. D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, coroou solenemente a Imagem de Nossa Senhora. Após as aclamações de fervor e de devoção, todos entoaram, emocionadamente, o tradicional “13 de Maio”.

A coroação da imagem do Imaculado Coração de Maria tem um profundo sentido, significando o nosso reconhecimento de que Maria é rainha dos nossos corações e das nossas famílias.

O ponto culminante do Encontro foi a Celebração Eucarística presidida por Sua Exa. Revma. D. Manuel Linda, e concelebrada por vários sacerdotes arautos e diocesanos. Em sua homilia, o bispo celebrante exortou todos para que “este oratório seja luz e que esta luz recebida por quase meio milhão de pessoas, possa brilhar em Portugal e, porventura, no mundo”. Logo após, houve a exposição do Santíssimo Sacramento, durante a qual recitaram-se os mistérios gloriosos do rosário, e D. Manuel Linda percorreu toda a basílica levando Jesus Sacramentado.

 

Como já é habitual, seguiu-se um enorme cortejo pelo recinto do Santuário e o Encontro terminou na Capelinha das Aparições, onde D. Manuel Linda fez a saudação oficial e os peregrinos despediram-se de Nossa Senhora com o tradicional cântico “ó Virgem do Rosário” .

 

 

 

Graças a Maria Santíssima, foi um dia inesquecível que seguramente ficará marcado na alma e no coração de cada um dos que lá estiveram.

Anúncios