jump to navigation

Orações


Missa (ver página)
.
Primeiros Sábados (ver página)
.
Rosário (ver página)

Oração da Manhã

Ofereço-Vos, ó meu Deus, em união com o Sagrado Coração de Jesus, e por meio do Coração Imaculado de Maria, as minhas orações, obras e sofrimentos deste dia, em reparação de todas as ofensas, e por todas as intenções, pelas quais o mesmo divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando-Se nos nossos altares. Eu Vo-las ofereço de modo particular … (formular a intenção principal do dia). Tudo por Vós, Coração Sacratíssimo de Jesus, e tudo para Vós! Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

Ao nosso Anjo da Guarda
e ao santo com o nosso nome

Anjo do Céu, meu fiel e caridoso guia, obtende-me a graça de ser tão dócil às vossas inspirações, e tão prudente em me dirigir, que nunca me desvie um só momento do caminho dos mandamentos do meu Deus. Grande santo(a), cujo nome me honro de ter, protegei-me, orai por mim, para que possa servir a Deus, como vós o servistes na terra, e glorificá-lo eternamente, convosco no Céu. Amém.

Oração da noite

Meu Deus, meu Pai, meu Criador, eu Vos adoro e reverencio de todo o meu coração. Dou-Vos infinitas graças por me teres criado, feito cristão e conservado até hoje; e finalmente, por tantos benefícios gerais como particulares, que me tendes concedido em todo o tempo da minha vida, mas especialmente neste dia.
Peço-Vos, humildemente, que ilumineis o meu espírito, para que conheça os meus pecados e defeitos em que nele caí, e fazei-me conceber contra eles um horror tão grande que não volte a cometê-los.

Angelus (ou Trindades)

V. O Anjo do Senhor anunciou a Maria
R. E Ela concebeu por obra do Espírito Santo
Ave Maria…
V. Eis a escrava do Senhor.
R. Faça-se em mim, segundo a Vossa palavra.
Ave Maria…
V. E o Verbo Divino Se fez homem.
R. E habitou entre nós.
Ave Maria…
V. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:
Infundi, Senhor, nós Vos suplicamos, a vossa graça, em nossas almas, para que nós que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a Encarnação de Jesus Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Cristo Senhor nosso. Amém.

Rainha do Céu

(no Tempo Pascal)
V. Rainha do céu, alegrai-vos. Aleluia!
R. Porque Aquele que trouxestes em vosso seio. Aleluia!
V. Ressuscitou, como disse. Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus. Aleluia!
V. Regozijai-vos e alegrai-vos, ó Virgem Maria. Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!
Oremos:
Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela protecção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração para antes das refeições

Abençoai-nos, Senhor, e a este alimento que por vossa bondade vamos tomar. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

Oração para depois das refeições

Nós Vos agradecemos, ó Deus omnipotente, o alimento que nos destes, dádiva da vossa bondade, bem como todos os outros benefícios que nos haveis dispensado, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração a Nossa Senhora de Fátima

Santíssima Virgem, que na Cova da Iria vos dignastes aparecer a três humildes pastorinhos e lhes revelastes os tesouros de graças contidos na reza do Terço, incuti profundamente em nossa alma o devido apreço em que devemos ter por esta devoção, para Vós tão querida, a fim de que, meditando os mistérios da nossa Redenção, aproveitemos de seus preciosos frutos e alcancemos as graças [inserir intenções] que vos pedimos nesta devoção, se forem para maior glória de Deus, honra vossa e salvação de nossas almas. Amém

A Nossa Senhora do Bom Conselho

Gloriosíssima Virgem, escolhida pelo Conselho Eterno para ser Mãe do Verbo Encarnado, tesoureira das divinas graças e advogada dos pecadores, eu, o mais indigno dos vossos servos, a Vós recorro, para que Vos digneis de ser o meu guia e conselho neste vale de lágrimas. Alcançai-me, pelo preciosíssimo Sangue de vosso Divino Filho, o perdão de meus pecados, a salvação da minha alma e os meios necessários para operá-la. Alcançai para a Santa Igreja o triunfo sobre os seus inimigos e a propagação do Reino de Jesus Cristo por toda a Terra. Assim seja.

Oração a Nossa Senhora da Luz

Ó minha Mãe, Medianeira de todas as graças, na vossa luz veremos a Luz. Ó Mãe, antes ficar cego do que deixar de ver vossa luz, porque vê-la é viver. Na claridade dessa luz, veremos todas as luzes e sem a claridade dessa luz, nenhuma luz é luz.

Eu não vou mais me preocupar com nada, a não ser o ter diante de mim essa luz. Nunca mais me esquecerei de que, em determinado momento, esta luz brilhou diante de meus olhos, e só vou sossegar no dia em que Nossa Senhora me dê a graça de que esta luz brilhe em todo o mundo.

Eu não considerarei vida os momento em que ela não brilhar, e eu, da vida, não quererei ter mais nada do que a mente banhada por essa luz.

Ó luz, que me visitasses e me abriste uma perspectiva das coisas diante da qual tudo é nada, porque só isso vale!

Ó vós, graça! Eu vos seguirei custe o que custar: pelos vales, pelos montes, pelas ilhas, pelos desertos, pelas torturas, pelos abandonos, pelos olvidos, pelas perseguições, pelas tentações, pelos infortúnios, pela alegrias, pelas glórias; eu vos seguirei de tal maneira que mesmo no fastígio da glória não me incomodarei com a glória, porque só me incomodarei convosco. Eu Vos vi e até o Céu não quererei outra coisa, porque uma vez eu Vos vi!

A Nossa Senhora da Confiança

Minha Mãe, uni-me cada vez mais a Vós, e uni-Vos cada vez mais a mim. Eu Vos agradeço a graça da confiança, mas Vos peço que a torneis cada vez mais intensa diante de cada fraqueza que eu sinta.

Nossa Senhora da Confiança, dai-me forças! Peço-Vos, ó Mãe, que do alto do Céu desçam sobre vossos filhos – transpondo suave e vitoriosamente camadas espessas de poluição e de pecado – vossas bênçãos maternais.

Como os discípulos de Emaús ao Divino Redentor, nós Vos pedimos que essas bênçãos fiquem conosco, porque se faz noite sobre o mundo.

A cada instante, a cada angústia, a cada necessidade, ajudem-nos elas a manter a mais inteira e filial confiança em Vós.

Oração de uma esposa e mãe

Oh! Maria, Virgem Puríssima e sem mácula, Casta Esposa de S. José, Mãe terníssima de Jesus, perfeito modelo das esposas e das mães, cheia de respeito e de confiança, a Vós recorro e com os sentimentos da veneração, a mais profunda, me prostro a vossos pés, e imploro o vosso socorro. Vede, oh Puríssima Maria, vede as minhas necessidades, e as da minha família, atendei aos desejos do meu coração, pois é ao vosso tão terno e tão bom, que os entrego.

Espero que, pela vossa intercessão, alcançarei de Jesus a graça de cumprir, como devo, as obrigações de esposa e de mãe. Alcançai-me o santo temor de Deus, o amor do trabalho e das boas obras, das coisas santas e da oração, a doçura, a paciência, a sabedoria, enfim todas as virtudes que o Apóstolo recomenda às mulheres cristãs, e que fazem a felicidade e ornamento das famílias.

Ensinai-me a honrar meu marido, como Vós honrastes a São José, e como a Igreja honra a Jesus Cristo; que ele ache em mim a esposa segundo o seu coração; que a união santa, que contraímos sobre a terra, subsista eternamente no Céu. Protegei meu marido, dirigi-o no caminho do bem e da justiça; pois tão cara como a minha me é a sua felicidade. Encomendo também ao vosso materno coração os meus pobres filhos. Sede a sua Mãe, inclinai o seu coração à piedade; não permitais que se afastem do caminho da virtude, tornai-os felizes, e fazei com que depois da nossa morte se lembrem de seu pai e de sua mãe e roguem a Deus por eles; honrando a sua memória com as suas virtudes. Terna Mãe, tornai-os piedosos, caritativos e sempre bons cristãos; para que a sua vida, cheia de boas obras, seja coroada por uma santa morte. Fazei, oh Maria! com que um dia nos achemos reunidos no Céu, e ali possamos contemplar a vossa glória, celebrar os vossos benefícios, gozar de vosso amor e louvar eternamente o vosso amado Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração pelo Papa

Deus, Pastor e Guia de todos os fiéis, olhai com benevolência para o vosso servo o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI, que quisestes colocar à frente de vossa Igreja. Concedei-lhe, nós Vos suplicamos, a graça de a edificar com suas palavras e seu exemplo. E que, desta maneira, chegue um dia à vida eterna com todos os que lhe foram confiados. Assim seja.

Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Mãe do Perpétuo Socorro, graças a este vosso nome, o meu coração transborda de confiança em Vós. Eis-me aos vossos pés, venho expor-Vos todas as necessidades da minha vida e morte; venho chamar sobre todas estas misérias o vosso maternal socorro; dignai-Vos escutar-me lá do Céu, e dai-me favorável despacho, ó minha Mãe!

Em todas as minhas dificuldades e penas, vinde em meu socorro, ó caridosa Mãe!
No momento perigoso da tentação, …
Quando tiver a desgraça de cair no pecado, para que me levanteis, …
Se algum laço funesto me encadeia ao serviço do demônio, para que eu possa rompê-lo, …
Se vivo na tibieza, para que Jesus Cristo não me vomite da sua boca, …
Quando for negligente em recorrer a Vós, para que logo Vos invoque, …
Para receber dignamente os sacramentos, …
Em todos os exercícios dum cristão fervoroso, e sobretudo na oração e meditação, …
Para que eu conserve ou recobre a castidade, …
Para que adquira a humildade, …
Para que alcance amar a Deus de todo o meu coração, …
Para que, pelo amor para com Deus, me conforme em tudo com a sua santa vontade, …
Para que cumpra fielmente os deveres do meu estado, …
Quando a enfermidade afligir meu corpo e abater minha alma, …
Quando a angústia e a tristeza se apoderarem de mim, …
Se Deus me sujeita ao tormento das penas interiores, …
Se a Providência me prova pela pobreza ou reveses da fortuna, …
Se encontro na minha própria família motivo de dor, …
Quando for humilhado, contrariado, maltratado,…
Para que obtenha a conservação e conforto dos que me são caros, …
Para que alcance a libertação das almas do Purgatório, …
Para que coopere na salvação dos pecadores, …
Para que obtenha a graça da perseverança final, …
Quando me vier a última enfermidade, …
No meu último suspiro, …
Quando aparecer ante o vosso Filho que há de ser o meu Juiz, …
Quando estiver no Purgatório, …
Em todo tempo e lugar, …
Para que Vos sirva, ame e invoque sempre, …
Para que Vos faça amar e servir por muitos cristãos, …

Louvada, amada, invocada, bendita eternamente sejais, ó Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, minha esperança, meu amor, minha Mãe, minha felicidade e vida minha.
Assim seja.

Oração a S. José

Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus!

Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José! Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.

Minha Mãe, uni-me cada vez mais a Vós, e uni-Vos cada vez mais a mim. Eu Vos agradeço a graça da confiança, mas Vos peço que a torneis cada vez mais intensa diante de cada fraqueza que eu sinta.

Oração para pedir a saúde

Pai nosso que estais no céu, o Sol que ilumina a terra e lhe dá calor e vida lembra-nos o vosso amor porque é em Vós que vivemos, nos movemos e somos.
Do mesmo modo que, no passado, estivestes muitas vezes connosco na hora das dificuldades, continuai agora a abençoar-nos com a vossa ajuda.
Olhai, Senhor, com bondade o que está a acontecer para o meu proveito. Guiai com sabedoria o médico e todos os que me prestam cuidados. Dai-lhes a vossa força curadora para que me seja devolvida a saúde e a fortaleza. Depois, dar-Vos-ei graças pelo vosso generoso e solícito cuidado. Amém.

Oração por um doente em estado grave

Senhor Jesus Cristo, Redentor dos homens, que na vossa Paixão quisestes suportar as nossas dores e aguentar os nossos sofrimentos, nós Vos pedimos por N… (nome) que está doente. Vós que o redimistes; avivai nele a esperança da salvação e confortai-lhe o corpo e a alma. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração pelos defuntos

Ó Deus dos espíritos e de toda a carne, que vencestes a morte, aniquilastes o maligno e destes a vida ao mundo; Vós, ó Senhor, concedei à alma do Vosso servo N… defunto o descanso num lugar luminoso, verdejante, de frescor, onde não haja sofrimento, dor e gemidos.
Porque sois um Deus bom e misericordioso, perdoai toda a culpa por ele cometida em palavras, obras ou pensamentos, uma vez que não há homem que não peque, que só Vós sois sem pecado, a Vossa justiça é eterna e a Vossa palavra é verdade.
Vós que sois a ressurreição, a vida e o repouso do Vosso servo N… defunto, ó Cristo nosso Deus, nós Vos damos glória, em comunhão com o Vosso Pai ingénito e com o Vosso santíssimo bom e vivificante Espírito, agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Descanse em paz. Amém.
V. Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso
R. Entre os esplendores da luz perpétua.
V. Descansem em paz.
R. Amém.

Anúncios